RSS

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Será que a escola não pode torna-se tão interessante quanto a tv?



Depois de algumas reflexões pude chegar a certas conclusões de como a televisão, entretem e educa ao mesmo tempo, seja com "bons" conteúdos ou "maus" conteúdos. Diante desse dilema, nós educadores costumamos contrapor a diferença de funções e da missão da televisão e da escola, como o da TV somente entreter enquanto que a escola educa. Ela domina os códigos de comunicação e os conteúdos significativos para cada grupo: os pesquisa, os aperfeiçoa, os atualiza, mais temos que está atentos também, que a televisão como se dá ainda hoje, somente absorvemos não podemos interagir, opnar sobre progrmações enfim.

Nós educadores fazemos pequenas adaptações, em sua maioria ao invés de inovar, renovamos. Prendemos os alunos pela força e com ameaças de avaliações excludentes, mantendo-nos confinados em espaços barulhentos, sem atrativo algum, onde os mesmos não possuem voz na sala de aula. Com toda essa explanação nos perguntamos, porque os alunos preferem ficar em frente a tv ao invés de ir a escola?.

Nós como educadores devemos repensar sobre nossos métodos de ensino, de como nós podemos fazer esse casamento educação+mídias, nos perguntar a todo momento o que desperta o interesse dos alunos, para podermos tornar a escola mais atrativa e ele sinta prazer em está na escola e não esteja lá somente por obrigação.
PARABÉNS MENINAS PELA OFICINA... FOI MUITO ENRIQUECEDORA!

1 comentários:

Bonilla disse...

Olá Luana,
gostei das reflexões. Parabéns! Tb está bem legal a estética do blog, com imagem, hipertextualidade, cor, texto.
Continue utilizando o ambiente. Faça dele um companheiro de caminhada.
um abraço