
O que seria Inclusão Digital?
É o uso democrático do acesso às tecnologias da informação, permitindo como consequência que todos sejam inseridos na sociedade da informação, incluir o "Ser" no mundo digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e seus potenciais. Um "Ser" Cibersocial não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar apenas e-mail's, olhar orkut, jogar. Mas sim aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.
Ai entra a importância da iniciativa do software livre, e toda sua significação que ao me ver suas "palavras chaves" são:
- Liberdade;
- Modificação;
- Inteligência coletiva;
- Extinção da "invalidez tecnológica";
- Desenvolvimento tecnológico;
- Enriquecimento cultural;
- Cidadania;
- Educação;
- Transformação.
"Quanto mais aumenta nosso conhecimento, mais evidente fica nossa ignorância." (John Kennedy)
4 comentários:
Pena que nem sempre a inclusão é democrática, pelo contrário, acaba gerando a exclusão. Concordo com as palavras chaves sobre o software livre, acrescentando inovação e futuro.
Beijo.*
Caralho, cada dia que passo fico anestesiado com o que você escreve sobre cybercultural, inclusão e tecnologia. Como disse sua amiga Láisa, nem sempre é inclusiva toda forma de tecnologia que se desenvolve, estamos num seculo em que a linguagem é mais digital que verbal, e ainda estamos anos luz de um alfabetismo cybertecnologico.
Pois eh... Mais qd essa isso ñ inclui a todos ela apenas ñ é chamada de Inclusão e sim Exclusão.. Mais nesse BRasil q vivemos Inclusão Digital plena e absoluta como a qual q citei no meu post é UTOPIA.
Não basta somente fornecer o instrumento para que a inclusão seja efetuada. Para que o indivíduo realmente participe dessa inclusão digital, é necessário ensinar o que pode ser feito através daquele instrumento que foi fornecido.
Postar um comentário